Panqueca de Carne Moída Perfeita

Vamos ser sinceros: existe alguma comida com mais cara de “almoço de família” do que panqueca? Especialmente a de carne moída! É um prato que agrada todo mundo, das crianças aos adultos, e que tem um gostinho de conforto inconfundível.

Afinal, aquela massa fininha e neutra, que abraça um recheio suculento de carne moída, coberta com um molho de tomate quentinho e queijo ralado… é simplesmente irresistível. Portanto, esta é a receita perfeita para uma refeição completa, deliciosa e que transforma qualquer dia comum em uma ocasião especial.

Três panquecas de carne moída servidas em um prato branco, cobertas com molho de tomate, queijo parmesão ralado e salsinha picada, acompanhadas de uma porção de arroz branco.
Imprimir

Panqueca de Carne Moída

Tempo de Preparo 35 minutes
Tempo de Cozimento 15 minutes
Tempo Total 50 minutes

Ingredientes

Para a Massa:

  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 pitada de sal

Para o Recheio e Cobertura:

  • 300 g de carne moída já refogada e temperada a seu gosto
  • 1 xícara de chá de molho de tomate pronto ou caseiro
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo

  • Primeiramente, a massa: Bata todos os ingredientes da massa (leite, farinha, ovo, óleo e sal) no liquidificador. Bata bem, por cerca de 2 minutos, até a mistura ficar totalmente homogênea e lisa.
  • Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente pequena (ou panquequeira) em fogo médio. Unte com um fiozinho de óleo ou manteiga (só para a primeira).
  • Despeje uma concha pequena de massa e imediatamente gire a frigideira para espalhar bem, formando um disco fino.
  • Cozinhe por cerca de 1 minuto, ou até as bordas começarem a se soltar. Com uma espátula, vire e doure levemente do outro lado (essa segunda virada é bem mais rápida).
  • Repita o processo até acabar toda a massa, empilhando os discos em um prato.
  • Agora, a montagem: Recheie cada disco de panqueca com uma porção da carne moída e enrole.
  • Arrume as panquecas enroladas, uma ao lado da outra, em um refratário que possa ir ao forno.
  • Cubra todas elas com o molho de tomate e polvilhe generosamente com o queijo parmesão ralado.
  • Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, apenas para aquecer bem o recheio e o molho, e gratinar o queijo.

Dica do Chef: Adicione uma colher de sopa de amido de milho (Maizena) na massa, junto com a farinha. Isso ajuda a deixar as panquecas ainda mais leves, macias e delicadas.

Perguntas Frequentes: Desvendando as Panquecas

Fazer panqueca é fácil, mas alguns truques separam uma massa “ok” de uma massa perfeita, fininha e que não rasga. Respondemos às principais dúvidas!

Qual o segredo para a massa ficar bem fininha?

O segredo está em dois momentos:
A Proporção: A receita usa a proporção clássica de 1 para 1 (leite e farinha), que é perfeita.
A Mão do Cozinheiro: Na hora de despejar na frigideira (passo 3), o truque é usar pouca massa e girar a frigideira rapidamente para que ela se espalhe antes de começar a cozinhar. Se você demorar ou colocar muita massa, ela cozinha no centro e fica grossa.


Por que a ‘Dica do Chef’ sugere amido de milho?

É um truque excelente! Afinal, a farinha de trigo contém glúten, que pode deixar a panqueca levemente “borrachuda” ou pesada. Ao adicionar o amido de milho (que não tem glúten), você quebra um pouco dessa estrutura, resultando em uma panqueca muito mais leve, macia e aveludada.


Posso fazer a massa com antecedência?

Sim! Você pode bater a massa e guardá-la na geladeira, em um pote fechado, por até 24 horas. Aliás, muitos chefs dizem que a massa fica ainda melhor depois de “descansar” por pelo menos 30 minutos na geladeira antes de usar.


Minha panqueca sempre rasga na hora de virar. O que faço?

Isso é quase sempre impaciência (todos nós passamos por isso!). A panqueca só está pronta para virar quando as bordas começam a dourar e a se soltar sozinhas da frigideira. Se você tentar virar enquanto o centro ainda está úmido ou as bordas estão grudadas, ela vai rasgar. Portanto, espere ela “avisar” que está pronta.


E a primeira panqueca, que sempre dá errado?

Isso é uma regra universal da cozinha! Não se preocupe, a primeira panqueca nunca é para servir; ela é o seu “teste”. É com ela que você ajusta a temperatura da frigideira (se está quente demais ou de menos) e a quantidade exata de massa para a sua concha. Coma a primeira e continue!


Preciso mesmo de frigideira antiaderente?

Honestamente? Ajuda 90% do trabalho. No entanto, se você só tiver uma de inox ou alumínio, o segredo é untar (com manteiga ou óleo) a cada panqueca que você for fazer, espalhando bem com um papel toalha para não encharcar.